PÁGINAS TANTAS... tantas páginas!!!

Sobre as TIC na Educação e também sobre Literatura, especialmente Infantil e Juvenil... e mais...

terça-feira, 5 de dezembro de 2006


Uns óculos para a Rita, Luísa Ducla Soares, Civilização Editora.
É um dos livros recomendados para o primeiro ano de escolaridade, destinado à leitura orientada na sala de aula, segundo o Plano Nacional de Leitura.Este álbum desenrola-se numa ambiente familiar. Apresenta duas partes distintas: o momento anterior à descoberta da necessidade de usar óculos e o momento que lhe seguiu, a ida ao oftalmologista e ao oculista e com o final feliz em que Rita vê o seu problema resolvido. «De vez em quando tira os óculos para se lembrar como o mundo era antes, mas por pouco tempo, porque com eles tudo é muito mais bonito.» (Soares, 28: 2001)
O livro de Luísa Ducla Soares representa uma possibilidade de mostrar resolvido o problema de ter de usar óculos, uma situação muito frequente na vida dos mais pequenos, permitindo às crianças (leitoras) identificar-se com a Rita, a personagem principal desta narrativa, e assim ver com outros olhos esta questão.
Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1939, onde se licenciou em Filologia Germânica.Tem-se dedicado como estudiosa e autora à literatura infanto-juvenil.Publicou 45 obras infanto-juvenis. Colaborou na página infantil do Diário Popular e na revista Rua Sésamo.As suas obras encontram-se traduzidas em diversos línguas, nomeadamente francês, catalão, basco e galego.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Estou no Blog.com.pt



http://560.adamastor.org/
Free Counters
Visitas

Myspace Tshirt Generator