Webquest
No dia 18 de Novembro tomei conhecimento de um novo conceito, de uma nova metodologia de trabalho, de uma nova actividade, de uma nova pesquisa organizada e interactiva com os recursos...era tudo novo, ainda é tudo novo...fiquei tão “assustada” com esta novidade que ia tendo “um ataque de coração”.
Esta novidade chama-se Webquest e como já referi nas linhas de cima “é uma metodologia de trabalho que se baseia no desenvolvimento de uma actividade orientada que envolve a pesquisa, a organização e interacção com os recursos”.
Após ter lido a Webquest, várias vezes, comecei a fazer uma para os meus (futuros) alunos.
Poderão ver a minha Webquest num próximo capítulo do meu blog.
Na actividade proposta na Webquest deve constar os seguintes itens:
- Tema
- Introdução
- Tarefa
- Processo
- Recursos
- Avaliação
Esta metodologia tem como vantagem a possibilidade dos alunos poderem desenvolver o seu trabalho individual ou em grupo, ao seu ritmo, durante o tempo que precisarem, sem terem que acompanhar a exposição do professor, nem terem que acompanhar o ritmo dos colegas.
Neste tipo de actividades “o professor surge como um facilitador da aprendizagem, cuja a principal função consiste em estimular os alunos no sentido de considerarem e avaliarem diferentes perspectivas do conhecimento, promovendo deste modo um desenvolvimento cognitivo e sócio-afectivo (Jonassen,1999).
Esta novidade chama-se Webquest e como já referi nas linhas de cima “é uma metodologia de trabalho que se baseia no desenvolvimento de uma actividade orientada que envolve a pesquisa, a organização e interacção com os recursos”.
Após ter lido a Webquest, várias vezes, comecei a fazer uma para os meus (futuros) alunos.
Poderão ver a minha Webquest num próximo capítulo do meu blog.
Na actividade proposta na Webquest deve constar os seguintes itens:
- Tema
- Introdução
- Tarefa
- Processo
- Recursos
- Avaliação
Esta metodologia tem como vantagem a possibilidade dos alunos poderem desenvolver o seu trabalho individual ou em grupo, ao seu ritmo, durante o tempo que precisarem, sem terem que acompanhar a exposição do professor, nem terem que acompanhar o ritmo dos colegas.
Neste tipo de actividades “o professor surge como um facilitador da aprendizagem, cuja a principal função consiste em estimular os alunos no sentido de considerarem e avaliarem diferentes perspectivas do conhecimento, promovendo deste modo um desenvolvimento cognitivo e sócio-afectivo (Jonassen,1999).
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