As Crianças Europeias e a Internet
Pela primeira vez foi realizado um inquérito às crianças europeias sobre o modo como utilizam as tecnologias em linha e como reagem aos problemas e riscos quando utilizam a Internet e os telemóveis.
O inquérito realizado pelo Eurobarómetro entrevistou crianças dos 9 aos 10 e dos 12 aos 14 anos, nos 27 Estados-membros e também na Noruega e na Islândia. Este estudo insere-se no programa Safer Internet, criado em 1999 para promover a utilização mais segura destas tecnologias, sobretudo pelas crianças, e combater os conteúdos ilícitos e nocivos.
Depois de analisar as respostas das crianças, o estudo revelou algumas conclusões:
- A forma como as crianças utilizam as novas tecnologias é semelhante em toda a Europa;
- Jogar, navegar e comunicar são as actividades preferidas na Internet;
- Enviar mensagens escritas e telefonar aos pais e amigos é ordem de preferência para os telemóveis;
- A maioria possui telemóvel próprio que utiliza de forma livre e menos vigiada;
- As crianças mostram-se cientes dos potenciais riscos da Internet como a segurança, os vírus, o acesso a conteúdos não desejados, o roubo de identidade e contacto perigosos com estranhos;
- As crianças também se mostram conscientes da necessidade de tomar precauções, ainda que admitam igualmente já terem tido comportamentos de risco, reconhecem terem sido assediados ou tido contacto estranhos;
- Face aos problemas, as crianças evitam falar com os pais e preferem resolver os problemas por si ou com a ajuda de amigos.
Com as conclusões deste inquérito do Eurobarómetro, a Comissão Europeia vai aperfeiçoar o programa comunitário "Internet Mais Segura", no âmbito do qual todos os operadores móveis europeus assinaram um acordo na primavera 2007, no qual se comprometeram a tomar medidas de auto-regulação para protegerem os menores que utilizam telemóveis.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial