PÁGINAS TANTAS... tantas páginas!!!

Sobre as TIC na Educação e também sobre Literatura, especialmente Infantil e Juvenil... e mais...

quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

A Escola da Vida

"Algum de vós, (...), ainda tem dúvidas de que o mundo é complexo? Põe em causa que a existência é por vezes difícil e sempre o foi? Alguém que folheia estas páginas (que lê este post) está convencido de que só a ele/a é que acontecem problemas e frustrações? Desenganem-se os mais distraídos: a vida é exigente para todos.
O que pertende ela, a vida? Empurra-nos para o nosso melhor, faz-nos crescer e dar o máximo, reconhecer os nosso limites e construir saídas. E, assim fazer a Humanidade evoluir e descobrir aquilo em que vale a pena investir, para se caminhar para a Felicidade pessoal e colectiva. Esta é a Escola da Vida (Marujo, Helena & Neto, Luís)".

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Animação da Leitura

Vou, nas linhas que se seguem, apresentar actividades que eu faria na minha sala de aula, para promover e animar a leitura. E, assim criar nos meus alunos o gosto pela leitura.
- Hora do Conto - dedicar à leitura 30 a 60 minutos por dia, todos os dias da semana, três dias na sala de aula e dois dias na biblioteca da escola; Poderiam ler livros da biblioteca da sala e da escola, assim como estórias existentes em sites na internet;
- Quando os alunos terminarem uma tarefa podem dedicar o seu tempo livre a lerem um livro do seu agrado;
- Uma vez por mês fazerem uma visita, em turma, à biblioteca municipal ou local, para requisitar livros e ouvir estórias.......;
- Levar à sala de aula e à escola contadores de estórias( podem ser pais, avós, vizinhos, amigos...);
- Juntar as estórias que os alunos escrevem e com elas construir um livro que pode (e deve) ficar na biblioteca da sala e/ou da escola, dando assim aos alunos a oportunidade de lerem as estórias uns dos outros e verem o seu trabalho valorizado;
- ...

"Livros Andarilhos"


De blog em blog... de link em link encontrei um post "Livros Andarilhos: viagem dos filhos com os pais pela mão!". Este post foi escrito por mdmasseno. Fala-nos de um programa "Livros Andarilhos" uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Beja com o objectivo promover a descoberta do prazer dos livros e da leitura, pelas crianças.
Este "pacto de leitura" envolve a referida Biblioteca, os docentes, os pais e evidentemente os meninos.
Pelo que li no post todos são agentes e todos têm o seu papel na concretização do projecto.
Que esta iniciativa seja exemplo para outras (e muitas outras) bibliotecas municipais deste país.

terça-feira, 5 de dezembro de 2006


Uns óculos para a Rita, Luísa Ducla Soares, Civilização Editora.
É um dos livros recomendados para o primeiro ano de escolaridade, destinado à leitura orientada na sala de aula, segundo o Plano Nacional de Leitura.Este álbum desenrola-se numa ambiente familiar. Apresenta duas partes distintas: o momento anterior à descoberta da necessidade de usar óculos e o momento que lhe seguiu, a ida ao oftalmologista e ao oculista e com o final feliz em que Rita vê o seu problema resolvido. «De vez em quando tira os óculos para se lembrar como o mundo era antes, mas por pouco tempo, porque com eles tudo é muito mais bonito.» (Soares, 28: 2001)
O livro de Luísa Ducla Soares representa uma possibilidade de mostrar resolvido o problema de ter de usar óculos, uma situação muito frequente na vida dos mais pequenos, permitindo às crianças (leitoras) identificar-se com a Rita, a personagem principal desta narrativa, e assim ver com outros olhos esta questão.
Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1939, onde se licenciou em Filologia Germânica.Tem-se dedicado como estudiosa e autora à literatura infanto-juvenil.Publicou 45 obras infanto-juvenis. Colaborou na página infantil do Diário Popular e na revista Rua Sésamo.As suas obras encontram-se traduzidas em diversos línguas, nomeadamente francês, catalão, basco e galego.
 
Estou no Blog.com.pt



http://560.adamastor.org/
Free Counters
Visitas

Myspace Tshirt Generator