PÁGINAS TANTAS... tantas páginas!!!

Sobre as TIC na Educação e também sobre Literatura, especialmente Infantil e Juvenil... e mais...

sábado, 29 de março de 2008

O Telemóvel como entretenimento

Autora: Carla Ganito
Edições Paulus
"O livro de Carla Ganito, que agora vem a público, toca todas estas dimensões. Mas, muito em particular, ele revela as duas últimas: o jogo (entretenimento móvel) e o sentido (a compreensão acrescida da mobilidade e do seu alcance "total" na vida quotidiana)." Citação de Roberto Carneiro no prefácio escrito pelo mesmo.

sábado, 22 de março de 2008

O Messenger na Escola

sexta-feira, 21 de março de 2008

SER PROFESSOR


Ser professor é ser artista
malabarista,
pintor, escultor, doutor,
musicólogo, psicólogo...
É ser mãe, pai, irmã, avó,
é ser palhaço, bagaço...
É ser ciência e paciência...
É ser informação.
É ser acção,é ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.
Incompreendido? ...Muito.
Defendido? Nunca.
O seu filho passou?...
Claro, é um génio.
Não passou?
O professor não ensinou.
Ser professor
é um vício ou vocação?
É outra coisa...
É ter nas mãos o mundo de amanhã.
Amanhã.
Os alunos vão-se...
E ele, o mestre, de mãos vazias,
fica com o coração partido.
Recebe nova turmas,
novos olhinhos ávidos de cultura
e ele, o professor, vai despejando
com toda a ternura, o saber, a orientação
nas cabecinhas novas que amanhã
luzirão no firmamento da pátria
Fica a saudade
A amizade.
O pagamento real?
Só na eternidade.
Autor: Desconhecido

No Dia Mundial da Poesia dedico este poema Ser Professor (que encontrei na Internet) a todos os Professores. Numa altura em que os Professores Portugueses vivem momentos contrubados nas suas carreiras profissionais devido à sociedade em geral e aos decisores políticos.

É ARRISCADO NAMORAR POR E-MAIL


Autora: Caroline Plaisted

Editora: Presença

Colecção: Clube das Amigas
Nº na Colecção: 45
Preço: 6.73 € c/iva
116 págs.


Sinopse: A jovem Samantha recebe um e-mail de um desconhecido de dezassete anos, e embora ache a mensagem disparatada, não resiste e acaba por responder-lhe. Passado pouco tempo, os dois decidem conhecer-se pessoalmente. A partir desse momento, os dias de Sam são povoados de suposições, a curiosidade aumenta, e ela começa a imaginar como será o tal rapaz. Será arriscado namorar por e-mail?


Encontrei esta referência literária na Internet e deixo-a aqui no meu blog. Ainda não li o livro, mas julgo que será uma boa leitura para os jovens e sobretudo para os pais. Para que este último se aperceba por onde andam os filhos quando se isolam no quarto em frente ao computador. Cada vez mais os jovens têm amigos virtuais, namorados virtuais, mas no mundo virtual nem tudo é cor-de-rosa, por isso, os pais devem estar atentos aos encontros dos filhos!

quinta-feira, 20 de março de 2008

Alunos e Telemóveis



Na sequência do mini-debate na sessão presencial de TAC sobre a relação dos jovens-estudantes e o telemóvel, eis que encontro este vídeo na blogosfera e decido colocá-lo no meu blog. Considero que o seu conteúdo merece ser debatido. E, com isto pergunto: será que a jovem foi mal-educada para com a professora? Será que a professora não agiu bem tirando o telemóvel e interagindo com a jovens? Será que os jovens-adolescentes precisam mesmo de usar telemóvel? Será que precisam de ter o telemóvel dentro da sala de aula? Será que não podiam deixar num local da escola (a determinar) e recebê-lo no final do dia? Será que andamos todos dependentes das tecnologias que já não podemos passar um segundo sem elas? Será????????
Este vídeo merece uma reflexão urgente por pais, professores, investigadores na área da educação e TIC, sociedade em geral, decisores políticos (porque afinal eles é que ditam as leis...).... debater urgentemente!!!

sábado, 15 de março de 2008

Os professores e os saberes

quinta-feira, 13 de março de 2008

Ensinar sem livros


“Alguns pais vão poder poupar no material escolar este ano. Por opção das professoras de Olhalvo, Alenquer, os manuais não vão fazer parte da lista de compras como é hábito.
As professoras da Escola do 1º ciclo de Olhalvo, tiram muitas fotocópias, mas garantem que “continua a compensar não comprar os manuais que custam cerca de nove euros e assim são quase 50 euros que os pais podem poupar”.
“Se formos à Junta de Freguesia tirar fotocópias temos o papel de graça, mas tendo fotocopiadora na escola os pais colaboram e há até aqueles que perguntam se não é preciso mais nada”.
Mas se a intenção da Professora Luísa Silva é tornar o ensino mais interessante e poupar através de medidas alternativas, o segundo objectivo muitas vezes é difícil de alcançar: “Infelizmente não é possível poupar tanto quanto se pretende porque ainda não conseguimos cortar no papel por causa das impressões. Se houvesse um computador com Internet para cada aluno seria perfeito.”

Excerto retirado do Jornal Global, 18/9/2007, páginas 12 e 13.
Para ler o artigo completo clique aqui.

terça-feira, 11 de março de 2008


" A minha vida faz-se ao contá-la e a minha memória fixa-se com a escrita; o que não ponho em palavras no papel, o tempo apaga-o(...) A escrita é uma longa introspecção, é uma viagem até às carvernas mais obscuras da consciência, uma lenta meditação. Escrevo às apalpadelas no silêncio e pelo caminho descubro partículas de verdade, pequenos cristais que cabem na palma da mão e justificam a minha passagem por este mundo."

Citação de Isabel Allende in Paula
Cada vez mais deixamos de colocar as palavras no papel (feito de árvores ou de outros papéis), assim como, deixamos de guardar esse papel no baú das recordações... e passamos a escrever essas memórias no pequeno ecrã e abrir essas recordações para o mundo ler...
Novos tempo... novas eras... novas maneiras de justificar a nossa passagem pelo mundo...
Verdade?



domingo, 2 de março de 2008

Tudo o que é mau faz bem


Como os jogos de vídeo, a TV e a Internet nos estão a tornar mais inteligentes
Autor: Steven Johnson
Editora: Lua de Papel



Para ler um excerto da obra clique aqui .
 
Estou no Blog.com.pt



http://560.adamastor.org/
Free Counters
Visitas

Myspace Tshirt Generator