PÁGINAS TANTAS... tantas páginas!!!

Sobre as TIC na Educação e também sobre Literatura, especialmente Infantil e Juvenil... e mais...

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

A Leitura em Portugal


Autores: Maria de Lourdes Lima dos Santos (Coord.), José Neves, Maria João Lima e Margarida Carvalho.
Edição: Gabinete de Estatísticas e Planeamento.
"O estudo A Leitura em Portugal , agora realizado pelo observatório das actividades culturais vem proporcionar informação extremamente relevante que muito contribuirá para a avaliação do estado da leitura em Portugal e para orientar as decisões, numa área onde se alicerça o desenvolvimento educativo e cultural (citado por Isabel Alçada in A Leitura em Portugal)."
Nesta obra destaco o sub-capítulo "Utilização das TIC" da página 123 à 132. Para aceder à obra A Leitura em Portugal clique aqui.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Três páginas a reter...

Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

19 a 21 de Junho 2008
Universidade de Vigo - Campus de Ourense - Espanha




quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Geração Blogue


Título do livro: Geração Blogue
Autor: Giuseppe Granieri
Editora: Presença

Sinopse: "Apesar de ser um fenómeno relativamente recente, em poucos anos os blogues conheceram uma difusão extremamente célere na Rede, impondo-se como um novo modelo de comunicação que põe diariamente em contacto e em confronto pessoas e ideias, transformando a Internet numa imensa infra-estrutura de discussão, e criando uma comunidade cuja única regra é a relação. Partindo destas características, Giuseppe Granieri procura responder a questões que relacionam os blogues, a informação, os media, a política e a democracia, e as regras que gerem e filtram todo este enorme ecossistema. Sustentado por exemplos concretos e actuais, este é um livro indispensável para compreender e acompanhar a revolução que os blogues estão a operar, em tempo real, no nosso quotidiano e que desafia a nossa visão do papel das novas tecnologias na sociedade num futuro não muito distante."
(ler mais)

Nota: obra recomendada na disciplina de TAC.

Ser Especial


"Ser Especial" é um espaço dedicado às crianças com Necessidades Educativas Especiais, aos seus pais e professores.



"Todos somos especiais devido a alguma particularidade que nos torna únicos, ou
especiais para alguém que nos ama!!"


As crianças são como as flores, mesmo agrestes são sempre lindas!!


Autora do blog DRª Ana Luísa Gaspar. Licenciada no curso professores do ensino básico - 1ºciclo e com pós-graduação em Educação Especial.


Um blog a visitar... Ser Especial

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

"Pê de Pai"



"Pê de Pai" foi distinguido com uma "Honorary Appreciation" na competição internacional "The Best Book Design From All Over The World", da Stiftung Buchkunst (Book Art Foundation).

"Então, é assim!"

Numa acção inédita, a RTP2 criou as condições para que os telespectadores pudessem decidir se queriam ou não que os seus filhos vissem o filme sobre educação sexual, para crianças, que passou no dia 1 de Junho 2007."Então, é assim!" é uma co-produção dinamarquesa-canadiana, um filme de animação para crianças, que transmite informação acerca da sexualidade, reprodução, os abusos sexuais, mas também sobre o afecto e o amor."Então, é assim!" foi exibido no Dia Mundial da Criança, 1 de Junho de 2007, às 20h30, na RTP2.A novidade estava em que na véspera à noite, 31 de Maio, às 23h30m, a RTP2 promoveu uma edição especial do programa "Sociedade Civil" em que foi mostrado o dito filme e debatido a sua adequação às necessidades e sensibilidades nacionais.Esta "ante-estreia" destinou-se a dar aos pais a possibilidade de visionar antecipadamente "Então, é assim!" e decidirem se a sua informação e linguagem conferia com o que gostariam de transmitir aos seus filhos na fase de vida em que se encontravam.Se os educadores entendessem que era prematuro expôr as suas crianças a este produto ficavam de sobre-aviso para que a televisão não estivesse sintonizada na RTP2 dia 1 de Junho pelas 20h30.Se, pelo contrário, encontrassem em "Então, é assim!" um bom apoio para a formação dos seus filhos, deveriam deixar as crianças estarem com a RTP2, às 20h30, do dia 1 de Junho 2007.
A RTP2 mobilizou-se para que os educadores portugueses se debrussassem para uma questão tão fundamental e delicada como esta, e assim dar-lhes a oportunidade de decidirem com a máxima informação, aquilo que entendem adequado para os seus filhos.

Fonte: YouTube (adaptações) e Sociedade Civil

Nota: Utilizei este vídeo para a minha actividade individual nº8 da disciplina de Comunicação Multimédia. Podem visualizar o vídeo, que está dividido em 1ª parte e 2ª parte, no post publicado anteriormente.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Então, é assim! - Vídeo

1ª Parte




2ª Parte

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Nasceu há 400 anos...

"Os Portugueses têm um berço pequeno para nascer e o mundo inteiro para morrer." citação do Padre António Vieira.



Biografia: António Vieira PE ou Antônio VieiraPB (Lisboa, 6 de fevereiro de 1608Bahia, 17 de junho de 1697) foi um religioso, escritor e orador português da Companhia de Jesus. Um dos mais influentes personagens do século XVII em termos de política, destacou-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade, defendeu infatigavelmente os direitos humanos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização. Era por eles chamado de "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi).
António Vieira defendeu também os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais), e a abolição da escravatura. Criticou ainda severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição.
Na literatura, seus sermões possuem considerável importância no barroco brasileiro e as universidades frequentemente exigem sua leitura.
Fonte: Wikipédia
Sites de interesse: Letras e Letras , Vidas Lusófonas
 
Estou no Blog.com.pt



http://560.adamastor.org/
Free Counters
Visitas

Myspace Tshirt Generator