PÁGINAS TANTAS... tantas páginas!!!

Sobre as TIC na Educação e também sobre Literatura, especialmente Infantil e Juvenil... e mais...

quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Webquest

No dia 18 de Novembro tomei conhecimento de um novo conceito, de uma nova metodologia de trabalho, de uma nova actividade, de uma nova pesquisa organizada e interactiva com os recursos...era tudo novo, ainda é tudo novo...fiquei tão “assustada” com esta novidade que ia tendo “um ataque de coração”.
Esta novidade chama-se Webquest e como já referi nas linhas de cima “é uma metodologia de trabalho que se baseia no desenvolvimento de uma actividade orientada que envolve a pesquisa, a organização e interacção com os recursos”.
Após ter lido a Webquest, várias vezes, comecei a fazer uma para os meus (futuros) alunos.
Poderão ver a minha Webquest num próximo capítulo do meu blog.
Na actividade proposta na Webquest deve constar os seguintes itens:
- Tema
- Introdução
- Tarefa
- Processo
- Recursos
- Avaliação
Esta metodologia tem como vantagem a possibilidade dos alunos poderem desenvolver o seu trabalho individual ou em grupo, ao seu ritmo, durante o tempo que precisarem, sem terem que acompanhar a exposição do professor, nem terem que acompanhar o ritmo dos colegas.
Neste tipo de actividades “o professor surge como um facilitador da aprendizagem, cuja a principal função consiste em estimular os alunos no sentido de considerarem e avaliarem diferentes perspectivas do conhecimento, promovendo deste modo um desenvolvimento cognitivo e sócio-afectivo (Jonassen,1999).

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Internet...

A Internet é uma ferramenta ideal para partilhar/trocar informação. É um excelente meio de comunicação .
Para quem a utiliza é um mundo...pode ser uma biblioteca, uma revista, um centro comercial, um grupo de pessoas a debater um assunto, um clube, um arquivo, uma secretária pessoal ou tudo ao mesmo tempo...em tempo real...
Na minha actividade profissional, como Professora do 1º ciclo, posso utilizar a Internet para vários trabalhos. Fazer pesquisas com os meus alunos, partilha de ficheiros com os meus colegas professores, divulgação de projectos dos meus alunos e da escola.
Tornar as minhas aulas dinâmicas, divertidas, interessantes...mas sem excessos. Demasiado tempo na Internet pode criar "vicíos", ou seja, os navegadores podem ficar cada vez mais entusiasmados e quer passar cada vez mais horas na net.
Na última aula fiquei a saber a História da Internet. Não sabia! Achei curiosa a forma como apareceu a Internet e que deriva das palavras Internacional e Network.
A Internet tem o seu papel social. Promove o tele-estudo, a autonomia dos estudos,motiva para a aprendizagem... No entanto, também pode provocar e acentuar certas desigualdades economicas e sociais. Com isto, quero dizer que muitos alunos têm acesso as novas tecnologias na escola e em casa e outros alunos apenas na escola. Estes últimos poderão ser prejudicados em relação aos primeiros, pois não têm tantas oportunidades para experienciar...

A Internet é um bom recurso, mas é necessário saber utilizá-la...

Rita Isabel Cipriano

quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Criação do blog

Hoje (dia 11/11/2005) aprendi a criar um blog.

Entrei na página www.blogger.com que estava em Inglês e mudei-a para Português do Brasil. Cliquei numa grande seta que dizia: " Criar um blog em três passos: 1- Criar uma conta; 2- Crie um nome para o blog;3- Escolha um modelo."

No site www.blogger.com explica o que é um blog; É um site de fácil utilização onde podemos colocar rapidamente determinados assuntos, interagir com pessoas e muito mais ... é grátis! Num blog podemos publicar ideias, receber comentários, colocar fotos...

Tentei vários títulos, para o meu blog, mas o sistema não aceitava...até que ficou este: ritaisabelcipriano. É o meu nome!

Para aceder ao meu blog é colocar na barra de endereço da Internet http://ritaisabelcipriano.blogspot.com .

Nunca tinha criado um blog, no entanto, nas minhas pesquisas na Internet já tinha encontrado blogs. Claro que não sabia que tinham nome de blogs.

Agora já tenho um meu. Espero fazer muito uso dele e quem sabe vir a criar outros...

Penso que o blog é importante, na medida em que possibilita a partilha e a divulgação das mais variados temas/assuntos e podemos receber um comentário de quem o leu.

Como Professora do 1º ciclo poderei utilizá-lo para dar a conhecer trabalhos e projectos realizados pelos meus alunos, a outros alunos, professores, pais e comunidade em geral. Assim como, trocar informações com todos estes.

É assim um blog...
É assim o meu blog...
Eu com o mundo, o mundo comigo...

Rita Isabel Cipriano

sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Porquê as TIC ?

Aspectos mais importantes :
1- Porquê usar as Novas Tecnologias (TIC) ? Para quê? Como?
2- A utilização das TIC na educação/formação?

Resumo dos pontos anteriores:

1) - Utilizar as TIC pelo seu acesso rápido e simples a muita informação sobre os mais variados assuntos;
- Comunicação virtual (momento) em e para qualquer parte do mundo;
- No entanto, não deverá ser utilizada em excesso (tanto em tempo como pela quantidade de informação);
- Essa quantidade de informação torna-se um problema/dificuldade;
- É necessário uma selecção de informação ( o utilizador terá que ter sentido crítico);

2) - As TIC devem ser utilizadas na educação/formação como ferramenta de trabalho ... de apoio em certas circunstâncias...certos momentos de aprendizagem...como forma de motivação para aprendizagem. Não deverá ser usado como rotina.


Rita Isabel Cipriano
 
Estou no Blog.com.pt



http://560.adamastor.org/
Free Counters
Visitas

Myspace Tshirt Generator